Os melhores coming of age são aqueles que validam as personagens adolescentes, que comprovam que nem sempre as coisas são preto e branco, que mostram que você, aos 16 ou 18 ou 23, não precisa ser uma pessoa perfeita.

A relação familiar é um ponto importantíssimo nesse tipo de filme, especialmente quando se trata de um coming of age adolescente. A sua existência como ser humano depende dos seus pais, nessa época, e para muitos de nós foram anos de negociação e conversa, sempre tentando chegar ao que queríamos.

Por isso, me interessa quando um coming of age mostra uma relação interessante e complexa entre pais e filhos. Aquelas relações que não são óbvias, que não são sempre ódio ou sempre amor, e que reafirmam que as pessoas são múltiplas, incluindo os adolescentes.

Lady Bird faz isso com maestria, mostrando o relacionamento de Christine com a mãe. Por mais que as duas sejam amigas, e tenham um programa favorito de domingo, existe conflito. Por vezes, ela não consegue entender a própria filha, e isso gera alguns problemas interessantes.

Falando em coming of age indicados ao Oscar, Boyhood é outro que consegue apresentar as nuances presentes no dia a dia de pais e filhos. O mais incrível nesse caso é que a relação ainda sofre os traumas e questões de uma separação.

Eu poderia também enumerar outros filmes que seguem o mesmo pensamento, mas Lady Bird me fascina mais, por ser a história de uma menina, interessante e independente, aprendendo aos trancos e barrancos como se virar. Outro ponto bacana do filme é que ele deixa bem claro que o rapazinho educado e fofo pode ser um idiota também.

Acredito que também seja mais fácil se identificar com Lady Bird quando você não foi uma adolescente padrão.

De qualquer forma, vale ver (e ligar para a mãe depois da sessão).

Ariel é uma lua de Urano, um espírito do ar, um sabão em pó, uma marca de carro e uma pequena sereia, mas também é uma bibliotecária carioca que não consegue terminar a meta de leitura, sabe tudo de Monty Python e chora com filmes de ficção científica.

Compartilhe: