Sopa de Salsicha – Eduardo Medeiros


Sopa de Salsicha é uma Graphic Novel autobiográfica do Eduardo, onde ele narra o processo criativo e as aventuras do seu cotidiano enquanto tenta produzir justamente o conteúdo da história que o narrador está lendo. Confesso que não conhecia o trabalho do Eduardo antes de ler essa Graphic Novel, mas como do ano passado pra cá eu fiquei bastante viciada em quadrinhos nesse estilo, eu acabei me empolgando bastante para ler esse.

4

Quando eu terminei de ler, minha primeira reação foi achar que faltava alguma coisa, que a história terminava não de uma maneira inesperada, mas que eu queria saber um pouco mais. Então eu esperei mais um tempo pra refletir o que eu tinha lido e percebi a forma despretensiosa como o Eduardo mostrava seu processo criativo ao mesmo tempo em que intercalava com pequenas histórias do seu dia-a-dia.

É bem fácil de se identificar com o Eduardo quando observamos o seu processo criativo que começa com uma ideia quase megalomaníaca de escrever a Graphic Novel, mas que se torna um pequeno pesadelo durante os seus dois anos de produção quando ele se vê sem saber mais sobre o que escrever e acaba se distraindo com outras coisas. Eu sou exatamente assim!

Além disso, Eduardo também explora a eterna dificuldade de pessoas que trabalham em áreas criativas de conciliar o que você ama fazer com o que você tem que fazer para pagar as contas. Aqui nós vemos também o lado da Baixinha (esposa do Eduardo e companheira de aventuras nessa história) passando por várias faculdades e empregos sem saber bem o que ela realmente quer fazer, até ela de fato se encontrar.

2

Tenho que acrescentar que eu amei a Baixinha, apesar de ser uma personagem secundária, ela é realmente uma ótima companheira para o Eduardo e também o ajuda a manter o foco no seu projeto. (Além disso, me identifiquei com a paixão dela por banana e amei todos os mini-capítulos onde ela faz o Eduardo comer alguma coisa que tem a banana como ingrediente).

Outra coisa que gostei bastante foram as “participações especiais” dessa história. O Eduardo é amigo de vários outros nomes da cena de quadrinhos do Brasil e enquanto narra a sua história, ele entra em contato com esses amigos que fazem pequenas aparições (pausa para a genialidade que é esses caras aparecerem desenhados com os próprios traços). Eu ri bastante quando vi os gêmeos (Fábio Moon e Gabriel Bá).

Atenção! Essa parte contém spoiler, então se você não gosta de spoilers pode pular esse parágrafo. Logo quando eu comecei a ler eu fiquei um pouco irritada pensando, meu Deus o Eduardo é daqueles caras que tem 30 e poucos anos e ainda tá na fase dos dreads! Então minha surpresa foi muito grande ao perceber que eles iam servir para um momento catártico da história onde o Eduardo percebe que para seguir em frente e desempacar ele precisava se livrar de algo e vai lá e corta tudo fora (a alegria da Baixinha nesse momento me representa hahaha).

sopa2

Foi bem legal conhecer o Eduardo e seu processo criativo (e de procrastinação) antes de ler suas outras obras. Sopa de Salsicha é uma Graphic Novel divertida e super rápida que vai te dar algumas horas de risada.

Compartilhe:

Sobre Maynnara Jorge

Maynnara é paraibana, mas atualmente mora em São Paulo. Formada em Jornalismo e Produção de Moda. Ama ler, escrever e sente falta dos seus dois cachorros que ficaram na sua cidade. Ela também está no twitter como @maynnara_