“Made you up”, Francesca Zappia


Texto: Maynnara Jorge

Do ano passado pra cá eu tenho lido muitos livros que abordem doenças mentais e tenho achado bem interessante conhecer um pouco mais sobre todas essas doenças que afetam o nosso cérebro e como as pessoas que passam por isso vivem. Por isso eu fiquei tão animada para ler Made you up, afinal o livro tem como protagonista uma menina com esquizofrenia, algo que eu conhecia muito pouco antes de ler o livro.

Made you up conta a história de Alex, uma menina de 17, que já convive há um tempo com a esquizofrenia e tenta lidar com o que é realidade e o que faz parte das alucinações da sua doença. Para diferenciar o real do que está só na cabeça dela, ela anda com uma câmera fotografa que ela usa pra fotografar tudo que ela acha que é fora do comum. Se depois que ela for olhar tiver apenas a paisagem, ela tem certeza de que era alucinação.

Alex tem uma vida consideravelmente normal e o livro começa quando ela está prestes a entrar em uma nova escola, mas as coisas começam a desandar quando ela encontra conhece Miles, alguém que ela pensava que tinha sido uma alucinação da sua infância. Com a nova escola, ela também se vê fazendo amigos e para quem estava acostumada a “loucura”, ela se vê pela primeira vez sendo “normal”.

Conhecer a Alex e ver como ela lida com a doença é simplesmente incrível. Por não conhecer muita coisa sobre esquizofrenia, eu fiquei muito surpresa com tudo que aprendi com esse livro (e um pouco apreensiva dele ser super romantizado e eu estar me iludindo, mas acho que não. Logo no começo do livro, a Alex fala algo que me fez refletir bastante sobre a minha própria vida, afinal ela discute sobre como as pessoas normais não aproveitam a realidade e nossa, como foi diferente ler sobre alguém que não vê o mundo como eu.

Imagina você conviver diariamente duvidando de tudo que vê. Pois essa é a vida da Alex. Mesmo fazendo um tratamento com vários medicamentos, ainda é muito difícil para quem têm esquizofrenia sair completamente do delírio, por isso todos os dias nós acompanhamos a personagem na sua saga de checar todas as comidas que come em busca de bugs ou algo que a possa envenenar. Observar todo o perímetro de todos os lugares por onde passa com medo de comunistas ou alguém que a possa atacar.

A visão é ainda mais assustadora quando a Alex está passando por alguma crise. Depois de ler o livro eu acabei pesquisando mais sobre a doença e assim como a Alex, muitas pessoas que convivem com a doença quando estão em crise passam por uma fase de alucinações onde veem conhecidos e desconhecidos como pessoas desconfiguradas e assustadoras e isso é simplesmente assustador, juro que não consigo me imaginar passando por algo assim.

Ler sobre a história da Alex me fez pensar mais sobre como muitas vezes a gente não sabe pelo que as outras estão passando. Sempre que leio sobre doenças mentais eu fico refletindo como uma pequena alteração química no nosso cérebro pode fazer uma diferença tão grande e ainda assim as pessoas conseguirem muitas vezes esconder até mesmo de quem está por perto. No livro, a Alex esconde dos seus novos amigos a doença e a pessoa mais improvável é justamente a que ajuda ela a lidar com isso.

Embora tenha um tema tão pesado, Made you up é um livro super fofo com personagens legais que vão fazer você amar e odiar ao mesmo tempo. Ele também tem momentos que vão partir o seu coração, mas no fim vale muito a pena. Tenho amado muito essa nova onda de trazer awereness para doenças mentais que vem acontecendo nos livros de YA e acho muito importante que mais pessoas se sintam incluídas nas narrativas. Inclusive porque a esquizofrenia é uma doença que quase sempre se manifesta no começo da adolescência, então é achei super válido ter algo que ajude a abrir a mente desse público (e da minha também!).

Compartilhe:

Sobre Maynnara Jorge

Maynnara é paraibana, mas atualmente mora em São Paulo. Formada em Jornalismo e Produção de Moda. Ama ler, escrever e sente falta dos seus dois cachorros que ficaram na sua cidade. Ela também está no twitter como @maynnara_