Ler Além


Bem vindo(a) ao projeto Ler Além 🙂

Cultura é uma parte importante da vida. A cultura que consumimos reflete quem nós somos e, frente a intolerâncias sociais e preconceitos, é importante que nosso consumo cultural seja mais diverso. Para sermos melhores pessoas, temos que compreender quem é diferente de nós. E que meio melhor disso do que ouvir a voz dessas pessoas?

Em parceria com o Nem Um Pouco Épico e o Valkírias (até porque todos os melhores projetos envolvem migos <3) nós resolvemos montar um desafio de leitura para diversificar e melhorar nossas estantes em 2017. Tiramos inspiração do Read Harder Challenge, do Book Riot, mas com categorias que incluem também literatura nacional e sugestões vindas de nossas equipes.

Desafios literários são sempre divertidos e a ideia aqui é que em 2017 todos nós façamos um esforço pra que nossa meta de leitura esteja cada vez mais além de nossos horizontes. Metas de leitura deveriam incluir vozes diferentes das nossas e perspectivas em que não tínhamos pensado. Também é sempre bom sair da nossa zona de conforto literária, o que quer que isso signifique para cada um.

Nós escolhemos algumas categorias que julgamos importantes e aqui estão elas:

 

Disponibilizamos aqui o arquivo em alta qualidade para imprimir e colocar na parede. Assim, você pode ir marcando suas leituras ao longo do ano.

E claro, nenhuma lista é exaustiva. Pegamos as sugestões que pareceram mais legais e diferentes, mas é sempre bom lembrar que sair da bolha e ler autores que não pareçam conosco é uma boa ideia. A ideia do Ler Além é ser colaborativo. Por isso, nós também vamos usar a hashtag ao longo do ano para sugerir leituras e divulgar resenhas nas redes sociais. Quem quiser conversar sobre o assunto, nós estaremos sempre na #leralem

Esperamos que 2017 seja um ano de boas leituras. Agradecemos ao Valkírias e ao NUPE pela colaboração e pelo entusiasmo em participar do projeto megalomaníaco e a todo mundo que animar a ideia também. Por fim, fica o agradecimento à Marília, que fez a identidade visual do projeto.

Vamos ler melhor?