‘Extraordinário’, R.J. Palacio


   Original: Wonder
   Autora: R.J. Palacio
   Editora: Intrínseca
   Nota: 5 estrelas

Extraordinário é um livro que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida. O ideal mesmo seria ler sempre que você se esquecesse que o mais importante é ser gentil. E gentileza é uma coisa que cada vez as pessoas estão deixando de lado. “Quando tiver que escolher entre estar estar certo ou ser gentil, escolha ser gentil”.

Na história conhecemos August – Auggie- Pullman, um garoto de onze anos com uma grave deformidade facial. A autora, R.J. Palácio, não nos conta qual é exatamente o problema de Auggie. Nós devemos imaginar que é algo ruim e feio, muito feio. Auggie, que foi educado em casa pelos pais, vai, pela primeira vez, frequentar uma escola e ao mesmo tempo que está ansioso, ele também está com medo. Será que seus colegas vão tratá-lo normalmente ou será que ele sofrerá preconceito?

Extraordinário é usado nos Estados Unidos como livro didático em algumas escolas de ensino fundamental. Esse livro também deveria ser adotado nas escolas por aqui. A história, que tem um lado muito pesado com o bullying sofrido por Auggie, também fala de gentileza, compreensão, amizade e aceitação do que é diferente. O livro tem lições incríveis para as crianças e também para os adultos.

O livro é narrado por Auggie, mas também tem capítulos das pessoas que convivem com ele. Cada uma dessas pessoas tem algo a nos falar sobre Auggie: sua personalidade, as dificuldades que ele já enfrentou na vida e como é conviver com um garotinho que atrai tanto olhares.

Palacio também escreveu alguns capítulos extras que foram lançados apenas em formato digital. Aqui no Brasil já temos O capítulo do Julian, que conta o lado do bullie. Além disso, temos também o 365 dias extraordinários, livro baseado nos preceitos do Sr. Browne, com frases de superação, gentileza, amor e amizade. Recomendo as duas leituras caso você queira navegar um pouco mais pelo universo de Extraordinário.

Uma das minhas frases favoritas de todo o livro é: “Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo”.

Você vai terminar a leitura com os olhos cheios de lágrima e uma sensação de querer mudar o mundo e lutar por aquelas pessoas que não tem voz para gritar ou não são ouvidas. E também vai querer indicar esse livro para todos os seus amigos. Todos nós precisamos de um pouco de Auggie em nossas vidas. Extraordinário é o tipo de livro que você leva para a vida toda.

Sabe aquela velha frase “não julgue um livro pela capa”? Com as mudanças necessários, “não julgue um menino pela cara” é a mensagem do livro. E deveria ser uma mensagem eterna e universal: não julgue uma pessoa pela aparência.

Compartilhe:

Sobre Rovena

Rovena é de Vitória, formada em Relações Internacionais e atualmente cursa Letras-Inglês. Gosta muito de ler e ouvir música enquanto escreve. Grifinória, feminista e especialista em tretas do blink-182. Está no twitter (@rovsn).