‘Anexos’, Rainbow Rowell


   Original: Attachments
   Autora: Rainbow Rowell
   Editora: Novo Século
   Nota: 5 estrelas

‘Anexos’ é o primeiro livro de Rainbow Rowell,  publicado em 2011 nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, este foi o terceiro a ser lançado pela editora Novo Século e chegou recentemente nas livrarias.

Correndo para os braços da Rainbow.

Beth e Jennifer, duas jornalistas, se comunicam todos os dias na empresa onde trabalham através do e-mail. Elas falam sobre suas atividades no trabalho, problemas nos relacionamentos familiares e amorosos, e sabem que alguém observa cada mensagem que é enviada. Mas elas não se importam.
Lincoln é a pessoa que tem que ler os e-mail dos funcionários do jornal. Este é o seu trabalho, monitorar as mensagens para fazer um relatório e dar um aviso toda vez que alguém utilizar alguma palavra proibida. A história se passa em 1999, naquela terrível e temível época do bug do milênio. Lincoln também trabalha com uma equipe que deve tomar as providências para que os computadores não ‘morram’ na virada do ano.
Um dia, Lincoln começa a ler as mensagens de Beth e Jennifer e, mesmo sabendo que precisa denunciá-las, ele não consegue e continua lendo os e-mails se divertindo e eventualmente se apaixonando por Beth. Por outro lado, Beth está passando por problemas no seu namoro e começa a reparar num jovem do seu trabalho. E então, Lincoln se vê numa situação complicada.

E mesmo no seu primeiro livro, Rainbow Rowell consegue fazer uma história divertida, emocionante e apaixonante. A verdade é que essa mulher consegue realizar o que ela quiser, porque Rainbow rainha e o resto nadinha (e isso é sério, porque ela ainda consegue ser uma das melhores pessoas do Twitter e todos vocês deveriam segui-lá).

Rainbow melhor pessoa omg omg omg

Amo a escrita da Rainbow, que não é cheia de firulas mas por isso mesmo é incrível e dá tão certo. Ela é objetiva, engraçada e usa referências da cultura pop que, não importa a idade, qualquer pessoa que estiver lendo entenderá.

A alternância entre os capítulos com a correspondência entre Beth e Jennifer e o dia-a-dia de Lincoln não atrapalha o ritmo de leitura, e acredito que principalmente por causa dos e-mails, ela flui com mais rapidez.

As personagens criadas pela autora parecem reais e podem ser pessoas que estudam ou trabalham com você. Podem ser seus vizinhos. Pode ser que você se veja ali. Este é um motivo pelo qual me sinto muito atraída aos livros da R.R., porque eu quero conhecer e me importar com aquelas pessoas.

Durante a leitura eu gargalhei e fiquei apreensiva. Chorei e ri mais um pouco. Fiquei extremamente emocionada, senti borboletas no estômago e torci com todas as minhas forças para um final feliz. Rainbow, sendo linda como é, nos dá um ótimo desfecho para a história e eu terminei a leitura com um imenso sorriso no rosto.

Ai, meus feels…

Recomendo ‘Anexos’  principalmente para você, que ainda não se aventurou no mundo dessa autora tão incrível e atual. Os leitores antigos da Rainbow com certeza se encantarão com essa história e assim como eu, ficarão esperando ansiosamente por novos livros.

Compartilhe:

Sobre Rovena

Rovena é de Vitória, formada em Relações Internacionais e atualmente cursa Letras-Inglês. Gosta muito de ler e ouvir música enquanto escreve. Grifinória, feminista e especialista em tretas do blink-182. Está no twitter (@rovsn).