A peculiar família Danes – Semana Gilmore


Texto: Aimee Oliveira

Tudo começa e termina com Luke Danes, do jeito mais esquisito possível. Mas no meio da coisa toda, que vem a ser as 7 temporadas de Gilmore Girls, são incorporados outros membros na miscelânea de peculiaridades de compõe a família Danes.

(Alguns tópicos contêm spoilers, então, se você ainda não terminou a série e é sensível nesse aspecto, recomendo cuidado).

Peculiaridade n°1: o boné do Luke. Acho que todos nós, ao menos uma vez, já nos perguntamos qual era a razão de um cara adulto usar boné todos os dias. E não só um simples boné. Era um boné virado para trás. O que, na cabeça de pessoas como eu que cresceram vendo Pokémon, parece coisa de criança. Boné virado para trás alguma vez foi moda entre adultos? Não sei. Mas se tornou tão parte de Luke Danes que as cenas que ele está sem o combo camisa quadriculada-boné para trás, dá até um sentimento esquisito, como se estivesse faltando algo. Porque realmente está.

Peculiaridade n°2: Jess Mariano. Não tem Danes no nome, mas é claramente um. Dá para ver pelo jeito que é rabugento. Tudo bem, ser despachado pela mãe para a casa de um tio com quem não se tem muito contato deve ser um tanto quanto desconfortável. Especialmente quando você é um adolescente rebelde que aprontou tanto que foi despachado pela sua própria mãe para a casa de um tio com quem você não tem muito contato. Mas será que isso justifica rosnar para todo mundo, menos pra Rory? Eu acho que não. Muito menos rosnar para Lorelai.
Minha teoria é de que ninguém tem permissão para maltratar Lorelai Gilmore. E pretendo recapitular a teoria numa próxima peculiaridade.
Mesmo assim, isso não impediu muitos de nós nos transformarmos em #TeamJess .

Peculiaridade n°3: Existem muitas pessoas que se declaram #TeamJess por aí, eu inclusive sou uma delas. Mas foi estranho o jeito que ele ganhou meu coração, foi muito depois de ele ganhar (e perder) o coração de Rory. Só na sexta temporada, com a versão remasterizada dele, uma que não rosna tanto e sabe dar choques de realidade com maestria em meninas que perderam o foco da vida. Quase queria que ele viesse aqui gritar comigo também.

Peculiaridade n°4: Liz Danes, a verdadeira pessoa de humanas, vendedora de miçangas, vende sua arte aonde quer que vá, até mesmo em Stars Hollow. Não sabe fazer contas, tem como principal comprador seu próprio irmão, Luke Danes, e tem um carisma que até nos faz esquecer dos erros que ela cometeu no passado (ver Peculiaridade n°2). Ou, até mesmo, os erros do presente, como chamar a filha de Doula. Um nome que à primeira vista é horroroso, mas no final você pode ou não começar a se acostumar.

Peculiaridade n°5: Ninguém tem permissão para maltratar Lorelai Gilmore e na sexta temporada Luke passou por cima, pisou e sapateou na minha regra. Até certo ponto é compreensível a insegurança que ele tem. Lorelai é Lorelai, é difícil competir com o carisma dela, mesmo quando você é o pai recém-descoberto de uma pré-adolescente. Mas daí a excluir Lorelai, que, antes de mais nada, era a melhor amiga dele, de tudo que era importante na vida dele? Achei peculiar. Para não dizer incoerente.

Peculiaridade n° 6: April Nardini, outra Danes sem o sobrenome, que chega atrasada para o clã, mas em grande estilo. Se eu tivesse um capacete tão equipado quanto o dela não teria problemas em andar de bicicleta na cidade grande. Arriscaria até mesmo pular de bungee jump. Contudo, apesar de maravilhoso, não é o capacete de April o que mais me chama atenção nela. É a forma cientifica e distanciada que ela resolve a questão de descobrir quem é o pai dela.
Para quem viveu vendo novelas mexicanas e filmes de Hollywood em que jovens garotas sonhavam em conhecer seus familiares perdidos, a postura de April é uma puxada de tapete. Que causa uma linda queda, porque para mim, desconstruir um clichê é tão bom quanto experimentar um clichê bem executado.
A chegada de April causa muita confusão, porém, nenhuma foi arquitetada por ela.

Peculiaridade n° 7: Por fim, as perguntas que me restam são: o que aconteceu com Luke, e toda a família Danes desde que a série terminou? Será que Liz continua em Stars Hollow? Não tem nenhuma foto dela por aí. O que trouxe Jess de volta para lá? Rory Gilmore? (Tomara). E, o que mais me interessa, Luke e Lorelai estão em paz? Só quero saber.

Enquanto dia 25 de novembro não chega, a gente espera a estréia do especial e criamos listas malucas para aplacar a ansiedade.

Compartilhe: